GOVERNO DO ESTADO DOMARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ
CENTRO DE ENSINO MOURÃO RANGEL
PROJETO DIDÁTICO
VAMOS CUIDAR DO BRASIL
III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA
ELABORAÇÃO:
Maria de Fátima Alves da Silva
Maria do Socorro Lopes
Ana maria de Oliveira
Maria Luiza
Glacy Tanha
Luis
Vitória
Maria Jucilene Silva Guida de Sousa
Margariada dos Santos Cardoso
Maria de Lourdes de Sousa Guerra
1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1 TEMA: Meio Ambiente: Terra, água, Fogo e Ar.
1.2 CLIENTELA: Alunos da 5ª a 8ª séries do ensino Fundamental e toda comunidade escolar.
1.3 DURAÇÃO: 05 (CINCO) semanas.
1.4 PROBLEMA: Os alunos ainda não apresentam uma postura adequada com relação ao m meio ambiente. Muitos jogam lixo no chão e não se preocupam com a reação da natureza diante de seus atos imprudente.
2 JUSTIFICATIVA
Nota-se um envolvimento significativo de todas as camadas sociais e entidades ligadas ä conservação dos recursos ambientais.
Tendo em vista tais recursos, a Escola Mourão Rangel, não poderia deixar de contribuir junto a toda comunidade escolar com suas idéias e atitudes.
Dessa forma, elaborou-se este Projeto Didático com o objetivo de buscar melhorias para o ambiente do qual fazemos parte.
Acredita-se que este trabalho tem e terá uma relevância social considerável, pois a cada instante precisamos aprender a lidar com o meio ambiente e a deixar um legado de responsabilidade e cidadania para as futuras gerações.
3 OBJETIVOS
3.1 GERAL
• Reconhecer a importância dos quatro elementos fundamentais da natureza: Terra, Água, Ar e Fogo e sua eficácia para a preservação da vida no planeta.
3.2 ESPECÍFICOS
• Socializar o projeto com alunos, professores e comunidade escolar.
• Organizar a divisão de equipes e trabalhos a serem desenvolvidos.
• Contextualizar a história dos quatro elementos da natureza por meio de pesquisa e debate.
• Pesquisar no laboratório de informática sobre a temática e fazer as considerações finais.
• Acessar e interagir no site do educared com outras experiências semelhantes no Brasil.
• Sintetizar os Conteúdos mencionados e estudados durante o Projeto didático através de experiências, exposição, cartazes e painéis.
• Assumir atitudes que contribuam para a melhoria da qualidade de vida no ambiente escolar e a comunidade em Geral.
4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1ª Etapa: socialização dos trabalhos junto aos alunos, que serão desenvolvidos durante o projeto da III conferência do meio ambiente iniciando-se com a escolha dos delegados de cada equipe.
2ª Etapa: Os professores envolvidos dividirão as séries em quatro grupos, cada grupo pesquisará sobre os seguintes temas: Terra, Água, Ar e Fogo.
3ª Etapa: realização das pesquisas pelos alunos.
4ª etapa: discussão e debate das idéias e inferências nas salas, juntamente com o professor. Preparação para a conferência do dia 10/10/08
5ª Etapa: Apresentação dos grupos quanto a suas pesquisas e experiências durante o projeto.
6ª Etapa: Culminância: Gincana do meio ambiente com as equipes do projeto.
5 ÁREAS DE CONHECIMENTO
CIÊNCIAS: Biomas, animais em extinção, plantas regionais, alimentos.
GEOGRAFIA: Florestamento, reflorestamento, práticas agrícolas, recursos hídricos, formação do Planeta Terra.
HISTÓRIA: Homem das cavernas, descobrimento do fogo, explosão da tecnologia.
MATEMÁTICA: Gráficos e porcentagem.
LÍNGUA PORTUGUESA: Produção de textos verbais e não verbais.
ARTE: Os cinco Rs
EDUCAÇÃO FÍSICA: Cuidar da própria saúde, higiene pessoal.
5 RESULTADOS ESPERADOS
• Maior senso de responsabilidade por parte de todos os envolvidos frente ao meio ambiente.
• Maior maturidade dos alunos com relação a apresentação de trabalhos e participação coletiva.
• Maior interação entre os professores, alunos e comunidade escolar.
• Minimização de atos imprudentes na escola em até 60% de imediato e extinção gradativa por meio de práticas adequadas.
• Despertamento maior e considerável com relação às atitudes pessoais e individuais no cotidiano.
6 AVALIAÇÃO
O Projeto didático será avaliado durante a sua operacionalização considerando:
• Participação efetiva nas pesquisas e exposições dos trabalhos
• Clareza na explicação dos trabalhos
• Ética, respeito durante a gincana
• Depoimentos de alunos e professores..
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