GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ
CENTRO DE ENSINO MOURÃO RANGEL
PROJETO DIDÁTICO
CULTURA NEGRA
Elaboração: Maria de Fátima Alves da Silva (Professora de Ed. Física)
Ana Maria Oliveira (professora de História)
Maria Jucilene Silva Guida de Sousa: Orientadora Educacional
Imperatriz
2008
1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1 Título: Heranças Africanas
1.2 Clientela: de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
1.3 Duração: 6 meses ( junho a dezembro/2008).
2 JUSTIFICATIVA
O desconhecimento gera omissão, irresponsabilidade e ainda produz uma sociedade preconceituosa e violenta nos diversos aspectos da vida humana.
Percebe-se que há uma necessidade de um maior envolvimento dos educandos com contexto africano. Tendo em vista que os africanos contribuíram em muito para o desenvolvimento cultural brasileiro.
O presente projeto foi elaborado no sentido de promover um conhecimento mais aprofundado sobre a importância da contribuição dos africanos para o desenvolvimento não só do nosso país como também de outros. Para que nossos alunos do centro de Ensino Mourão Rangel sejam informados e formados para atuarem numa sociedade mais justa e igualitária desprovida de preconceitos e violência.
Considera-se que este trabalho se constitui em um dos primeiros passos para formação de uma nova geração de cidadãos autênticos que exercitam verdadeiramente o senso crítico e a ética.
3 OBJETIVOS
3.1 GERAL
Reconhecer a importância do negro na formação da sociedade brasileira, analisando sobre a sua contribuição nas áreas: social, econômica, cultural e política através de diferenciadas atividades tanto individuais quanto em grupo.
3.2 ESPECÍFICOS
• Contextualizar a história afro-descendentes por meio de pesquisas e debates.
• Expor a síntese dos conteúdos pesquisados em murais.
• Identificar tipos de situações de intolerância social, tais como: racial, religiosa etc.
• Conhecer os movimentos negros existentes na cidade de Imperatriz para realização de entrevistas.
• Dramatizar o poema “Súplica” de Noemia de Sousa: Sangue Negro. Maputo: Associação dos escritores Moçambicanos, 1988, 174 p.p.37; para toda a escola.
4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1ª Etapa: socialização dos trabalhos, divisão de tarefas e equipes.
2ª Etapa: Professores e alunos farão uma sessão de estudo com um filme que trata da fuga de escravos e da organização de comunidades clandestinas, para depois promover uma discussão sobre o tema.
3ª Etapa: Entrevistas com os demais líderes do movimento negro da cidade de Imperatriz, para saber sobre as opiniões sobre racismo. Depois será desenvolvido um debate sobre as informações coletadas.
4ª Etapa: Organização de um mural na sala de aula, com auxílio de revistas, jornais, fotografias sobre o seguinte tema: Os Seres Humanos são de uma única espécie?
5ª Etapa: De posse das pesquisas dos alunos sobre Escravos do passado e as migrações de trabalhadores no Brasil de hoje, os professores organizarão um debate para que os alunos façam a comparação entre estes dois tipos de trabalhadores.
6ª Etapa: Dramatização feita pelos alunos para apresentarem para toda escola o Poema: “Súplica”
7ª Etapa: Culminância do projeto com apresentações de peças, músicas, poesias e exposições dos trabalhos realizados durante todo o processo com premiação. Cada professor deverá selecionar alunos de cada série com a seguinte pontuação para premiação:
1º Lugar – Medalha para alunos que obtiveram maior pontuação entre 9 a 10 pontos em todas as disciplinas.
2º Lugar – Medalha para alunos que obtiveram maior pontuação entre 7 a 8 pontos em todas as disciplinas.
3º Lugar – Medalha para alunos que obtiveram maior pontuação entre 5 a 6 pontos em todas as disciplinas.
5- ÁREAS DE CONHECIMENTO
5.1 Recortes Temáticos
História
5ª série:
• A História da África
• Os Reinos do Vale do Níger
• O Reino do Congo
• Moçambique
6ª série:
• A escravidão
• A condição de escravo
• O Trabalho escravo
• A escravidão e o tráfico
• A saída da escravidão
• Rebeliões
• Quilombos
7ª série:
• A Colonização da África
• A administração colonial
• O processo de descolonização
• Heranças africanas
• A lenda e gradual abolição da escravatura
8ª série:
• Os afro-brasileiros na sociedade brasileira
• Quilombos hoje
• Notícias de algumas comunidades rurais afro-brasileiras
• A identidade afro-brasileira.
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