terça-feira, 7 de outubro de 2008

PROJETO DIDÁTICO CULTURA NEGRA

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ
CENTRO DE ENSINO MOURÃO RANGEL

PROJETO DIDÁTICO

CULTURA NEGRA

Elaboração: Maria de Fátima Alves da Silva (Professora de Ed. Física)
Ana Maria Oliveira (professora de História)
Maria Jucilene Silva Guida de Sousa: Orientadora Educacional

Imperatriz
2008

1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1 Título: Heranças Africanas
1.2 Clientela: de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
1.3 Duração: 6 meses ( junho a dezembro/2008).

2 JUSTIFICATIVA

O desconhecimento gera omissão, irresponsabilidade e ainda produz uma sociedade preconceituosa e violenta nos diversos aspectos da vida humana.
Percebe-se que há uma necessidade de um maior envolvimento dos educandos com contexto africano. Tendo em vista que os africanos contribuíram em muito para o desenvolvimento cultural brasileiro.
O presente projeto foi elaborado no sentido de promover um conhecimento mais aprofundado sobre a importância da contribuição dos africanos para o desenvolvimento não só do nosso país como também de outros. Para que nossos alunos do centro de Ensino Mourão Rangel sejam informados e formados para atuarem numa sociedade mais justa e igualitária desprovida de preconceitos e violência.
Considera-se que este trabalho se constitui em um dos primeiros passos para formação de uma nova geração de cidadãos autênticos que exercitam verdadeiramente o senso crítico e a ética.


3 OBJETIVOS

3.1 GERAL

Reconhecer a importância do negro na formação da sociedade brasileira, analisando sobre a sua contribuição nas áreas: social, econômica, cultural e política através de diferenciadas atividades tanto individuais quanto em grupo.

3.2 ESPECÍFICOS

• Contextualizar a história afro-descendentes por meio de pesquisas e debates.
• Expor a síntese dos conteúdos pesquisados em murais.
• Identificar tipos de situações de intolerância social, tais como: racial, religiosa etc.
• Conhecer os movimentos negros existentes na cidade de Imperatriz para realização de entrevistas.
• Dramatizar o poema “Súplica” de Noemia de Sousa: Sangue Negro. Maputo: Associação dos escritores Moçambicanos, 1988, 174 p.p.37; para toda a escola.

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

1ª Etapa: socialização dos trabalhos, divisão de tarefas e equipes.
2ª Etapa: Professores e alunos farão uma sessão de estudo com um filme que trata da fuga de escravos e da organização de comunidades clandestinas, para depois promover uma discussão sobre o tema.

3ª Etapa: Entrevistas com os demais líderes do movimento negro da cidade de Imperatriz, para saber sobre as opiniões sobre racismo. Depois será desenvolvido um debate sobre as informações coletadas.

4ª Etapa: Organização de um mural na sala de aula, com auxílio de revistas, jornais, fotografias sobre o seguinte tema: Os Seres Humanos são de uma única espécie?

5ª Etapa: De posse das pesquisas dos alunos sobre Escravos do passado e as migrações de trabalhadores no Brasil de hoje, os professores organizarão um debate para que os alunos façam a comparação entre estes dois tipos de trabalhadores.

6ª Etapa: Dramatização feita pelos alunos para apresentarem para toda escola o Poema: “Súplica”

7ª Etapa: Culminância do projeto com apresentações de peças, músicas, poesias e exposições dos trabalhos realizados durante todo o processo com premiação. Cada professor deverá selecionar alunos de cada série com a seguinte pontuação para premiação:

1º Lugar – Medalha para alunos que obtiveram maior pontuação entre 9 a 10 pontos em todas as disciplinas.
2º Lugar – Medalha para alunos que obtiveram maior pontuação entre 7 a 8 pontos em todas as disciplinas.
3º Lugar – Medalha para alunos que obtiveram maior pontuação entre 5 a 6 pontos em todas as disciplinas.

5- ÁREAS DE CONHECIMENTO

5.1 Recortes Temáticos

História

5ª série:

• A História da África
• Os Reinos do Vale do Níger
• O Reino do Congo
• Moçambique

6ª série:

• A escravidão
• A condição de escravo
• O Trabalho escravo
• A escravidão e o tráfico
• A saída da escravidão
• Rebeliões
• Quilombos

7ª série:

• A Colonização da África
• A administração colonial
• O processo de descolonização
• Heranças africanas
• A lenda e gradual abolição da escravatura

8ª série:

• Os afro-brasileiros na sociedade brasileira
• Quilombos hoje
• Notícias de algumas comunidades rurais afro-brasileiras
• A identidade afro-brasileira.

Nenhum comentário:

Bem Vindos ao Blog do Centro de Ensino Mourão Rangel!

Mande-nos Sugestões.

* Enquanto aluno você procura estudar o que seus professores propõem, e estuda independentemente de ser apenas uma indicação ou tarefa que precisa cumprir para adquirir notas?