segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes


Os professores do Centro de Ensino Mourão Rangel na coordenação da professora Jucilene Lise desenvolveram um trabalho com os alunos sobre o assunto de Violência Sexual contra crianças e adolescentes. foi realizado um concurso de redação e elegeu-se duas redações de destaques deste concursos.

Parabenizamos os alunos Maria Rafaela, Keliane ( 8ª série), Bruna Régia, thalyta, Nathálya e Juliana (7ª série) pelo empenho e sucesso.

Parabenizamos todos os professores do turno matutino que se empenharam em incentivar e orientar os alunos.
Aqui estão as redações vencedoras:
CENTRO DE ENSINO MOURÃO RANGEL
PRODUÇÃO TEXTUAL
ALUNAS: BRUNA RÉGIS, TALLYTA, NATHÁLIA E JULIANA (7ª série/ 8º ano).
PROFESSORA GLACY TANHA


COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.


A violência que vem aumentando principalmente entre crianças e adolescentes está sendo freqüente no Brasil; sendo que a maioria da violência é sexual, que tortura a criança e deixa pra sempre aquele sentimento de medo, de horror.
Uma criança e um adolescente que sofre ou sofreu de violência sexual, vem a ter sérios problemas de saúde física ou mental, o pior é quando um adolescente é violentado pelo próprio pai. O pai deixa o filho crescer com ódio e até ter medo de sair na rua pensando que aquele momento terrível de violência, possa voltar outra vez acontecer com ele.
Para acabar, principalmente com a violência sexual contra crianças e adolescentes tem que haver mais segurança nas cidades, o apoio do prefeito para que haja campanhas e palestras nas ruas e nas escolas para que esse tipo de violência acabe de vez.
O principal é que a criança e o adolescente tem que denunciar, pois existe o ECA (Estatuto da criança e do adolescente) que protege e dá mais segurança contra todos esses tipos de violência.





CENTRO DE ENSINO MOURÃO RANGEL
PRODUÇÃO TEXTUAL
ALUNA: 8ª série: Kaliane.
PROFESSORA GLACY TANHA

Problemas e Soluções



A violência contra crianças cada dia tem se alastrado, principalmente pelos parentes e vizinhos. Um absurdo que é cometido contra mulheres e homens.
As crianças tinham mais liberdade de expressar suas idéias e de brincar. Hoje, no Brasil principalmente nas favelas é onde ocorre mais a exploração sexual, no morro na PERIFERIA DO Rio de Janeiro.
Onde isso vai parar? Quando todos nós fizermos a nossa parte, pois todos nós temos culpa.
Outro tipo de violência que podemos citar é a exploração do trabalho. Crianças a s vezes são obrigadas a trabalharem em canaviais, em condições inabitáveis; muitos não ganham nada, comem pouco, não tem higiene. Problemas gravíssimos que precisam ser resolvidos.
A pedofilia atinge a Internet, pois quem acessa, na maioria os jovens, por meio de sites de relacionamentos. Os pedófilos lhe oferecem presentes para conquistá-los.
O índice de violência vem aumentando gradativamente, principalmente a exploração de menores, na cidade de Belém do Pará, Fortaleza e outros. As próprias mães vendem seus filhos para comprarem bebidas e drogas.
Queremos um mundo melhor onde nossas crianças e adolescentes possam viver livres deste pesadelo, sem o medo de serem violentadas por estranhos, um medo que assombra seus pensamentos.

Alunos criativos


Dia 28 de agosto durante as exposições dos trabalhos sobre folclore, meio ambiente, trabalho e consumo, afro-brasileiro e outros os alunos apresentaram suas considerações sobre as pesquisas feitas e sobre os materiais confeccionados a partir de materiais reutilizáveis.

Foi um trabalho muito bonito que contou com a presença de alguns pais de alunos.

Nossa Gestora apoiando e participando do projeto: Com o folclore aprendem-se a respeitar os outros e o meio ambiente


A Gestora Margarida dos Santos Cardoso, como sempre se fazendo presente apoiando o trabalho da Orientadora Educacional, dos professores e dos alunos durante as apresentações de trabalhos sobre o meio ambiente. o afro-brasileiro, o folclore, trabalho e consumo. Muito obrigada!!!

Ainda sobre o Projeto: Com o folclore aprendem-se a respeitar os outros e o meio ambiente


Os alunos do turno matutino estavam entusiasmados com os trabalhos e bem motivados a participarem durante as exposições.

Com o Folclore aprendem-se a respeitar os outros e o meio ambiente


No dia 28 de agosto de 2009 no Pátio da Escola Mourão Rangel a Orientadora Edicacional Jucilene Lise, juntamente com os professores: Ana Maria, Luís Ribeiro, Maria de Fátima, Vitória Maria, Raimunda, Glacy Tanha e Maria do Socorro, pais de alunos, diretores: Margarida dos Santos Cardoso e maria de Lourdes de Sousa Guerra e demais funcionários realizaram exposições de trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental do turno matutino, os quais confeccionaram álbuns de lendas folclóricas, livros de receitas de alimentos alternativos e utensílios folclóricos, além de ter confeccionado lindíssimos murais sobre o afr0-brasileiro. Todos estes trabalhos foram produzidos a PARTIR DE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS. Ou seja, foi feito um trabalho sobre o folclore abordando os temas: meio ambiente, afro-brasileiro, consumo e etc.

Todos estão de Parabéns pelo eficiente trabalho.
Bem Vindos ao Blog do Centro de Ensino Mourão Rangel!

Mande-nos Sugestões.

* Enquanto aluno você procura estudar o que seus professores propõem, e estuda independentemente de ser apenas uma indicação ou tarefa que precisa cumprir para adquirir notas?